Vendas

O ano de 2018 está quase terminando, com isso já passou da hora de traçar novas estratégias de negócio para o próximo ano.

O cenário econômico do Brasil vem se recuperando lentamente, no entanto já é possível perceber uma melhora em alguns setores da economia. Os últimos resultados divulgados na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em agosto de 2018, o índice de volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,3% em relação ao mês anterior e 4,1% em relação a agosto de 2017.

Mesmo que os avanços pareçam tímidos e pouco expressivos, a previsão é que em 2019 as famílias voltem a possuir o mesmo padrão de consumo que tinham em 2014, último ano em que foi relatado crescimento neste quesito. A retomada de fato para este patamar está prevista apenas para 2020, mas segundo alguns especialistas, os números mostram que se a economia continuar seguindo este ritmo, este quadro já poderá se tornar realidade em 2019.

Para Alexandre Amaral de Moura, CEO da Comtex para aproveitar o bom momento que virá em 2019 e aumentar as vendas, algumas dicas podem ajudar os empreendedores.

Melhorar o atendimento é essencial para o aumento das vendas. Com a alta oferta de produtos e serviços em todos os setores, são os pequenos detalhes que acabam tendo um peso importante na tomada de decisão dos clientes. Valorizar o cliente também é indispensável. Um cliente que se sente valorizado tende a consumir mais e cria uma relação de proximidade com a marca difícil de ser atingida por outros meios.

Outro fator importantíssimo para o sucesso nas vendas em 2019, segundo aponta Moura seria estar cercado por uma equipe qualificada.Por mais competente que um empreendedor seja, ele não é capaz de gerir um negócio sozinho, é preciso buscar buscar e recrutar pessoas comprometidas e qualificadas individualmente que estejam dispostas a utilizar seus conhecimentos e ofícios para alcançar os melhores resultados coletivamente.

Além de todos estes fatores, o poder do marketing também é essencial para alavancar as vendas de uma empresa e gerar lucros. O marketing digital, por exemplo, com presença constante nos blogs e redes sociais, está em ascensão nos últimos anos. O marketing impresso, mais clássico, traz às marcas que o utilizam meios mais tradicionais de alcançar e atrair os clientes. Basta escolher a modalidade mais efetiva para seus públicos-alvo ou, de preferência, mais de uma delas, porque as ferramentas de marketing se complementam e ampliam o alcance das marcas.