Delivery

Sem dúvida o maior obstáculo para o comércio online é a logística. Nos dias de hoje, ela tem impacto direto em dois pontos cruciais do processo de venda: preço e prazo de entrega. Se a logística for cara e lenta, a empresa simplesmente não consegue deslanchar seu e-commerce. Estes problemas com o transporte são maior preocupação tanto para as grandes empresas quanto para as pequenas.. A questão do delivery é importante.

Para Alexandre Amaral de Moura, CEO da Comtex, o que estamos vivendo hoje, é uma verdadeira corrida armamentista  de empresas de tecnologia em busca de alternativas viáveis e de baixo custo para a entrega ao cliente.” A concorrência é intensa e todos buscam baixar os preços e realizar a entrega de forma mais rápida”, afirma Moura.

Geralmente, a maior preocupação é a respeito do custo da “última milha” (last mile) da entrega, que corresponde a maior parte do frete. Essa faixa é particularmente mais cara devido a capilaridade das entregas, tráfego das grandes cidades e custo de mão de obra. Contra esses fatores as empresas estão apostando em tecnologia, e isso significa inovação de verdade, robôs, drones. Falaremos mais sobre isto em outros artigos.